Ouvidoria

1) Acessar o Portal da Transparência em ouvidoria que dará acesso Plataforma Fala.BR

Todas as denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios devem ser protocolados na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Plataforma Fala.BR (IN n.º 07, de 08 nde maio de 2019). Portanto, o primeiro passo é acessar a Plataforma Fala.BR. Acesse clicando aqui ou na figura abaixo.

PAsso 1

 

2) Escolher o tipo de manifestação (em geral, denúncia)

Ao entrar no link acima, você encontrará a página da Plataforma conforme a imagem abaixo. Neste caso, como se trata de fazer uma denúncia anônima, você deve clicar em "Denúncia", no quadrado vermelho. Observe, no entanto, se o seu caso não se trata de uma reclamação que você quer fazer de maneira anônima.

Para entender do que se trata cada um dos tipos e a diferença entre eles, basta colocar o cursor do mouse sobre o quadrado, sem clicar, que aparecerá uma explicação.

Selecione, então, denúncia (ou, se for o caso, reclamação).

PAsso 2

 

3) Após escolher sua manifestação, você deverá escolher a sua identificação.

Para fazer uma denúncia anônima, isto é, sem se identificar, escolha a opção "Não identificado", pressionando no botão "Continuar sem me identificar", conforme figura abaixo.

PAsso 3

 

Pronto! Agora, selecione o Orgão: Prefeitura - Delmiro Gouveia no campo "Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação". Selecione o assunto e preencha o teor. Os demais dados são opcionais. Lembramos, entretanto, que é importante apresentar a maior quantidade possível de detalhes e informações. Anexos também podem ser enviados.

Lembramos a todos que os dados pessoais dos denunciante são protegidos pelas Ouvidorias, nos termos da Lei 13.460/2017. Portanto, caso seja possível, é importante que você faça uma denúncia identificada, para que a Ouvidoria da Prefeitura de Delmiro Gouveia possa entrar em contato para solicitar mais detalhes sobre a denúncia, pedir autorizações ou dar informações sobre o andamento do caso.

Ressaltamos, por fim, que no caso de denúncias anônimas não é possível acompanhamento. Isto significa que o denunciante não terá um número de protocolo nem uma chave de acesso e, portanto, não poderá acompanhar as providências institucionais que forem tomadas para apuração da denúncia apresentada.